Início > Cultivo de orquídeas > Como carbonizar a casca de arroz

Como carbonizar a casca de arroz

A maioria das receitas que envolve a casca de arroz carbonizada, tais como para entrar como componente do adubo denominado Bokashi e nos substrato para orquídeas, dentre outras aplicações, informa que o produto pode ser encontrado nas casas especializadas.

No entanto, as casas especializadas que comercializam este tipo de componente são poucas e na maioria das vezes longe das casas das pessoas interessadas na sua utilização.

A casca do arroz, por sua vez, é facilmente encontrada em praticamente todas as localidades, mas virgem, ou seja, em sua forma natural.

Aqui é que entra as nossas dicas para carbonizá-la. Vamos a elas então.

A casca de arroz pode ser carbonizada em fogão à gaz mesmo. Para tanto necessitamos de uma panela de material robusto, isto é, de paredes grossas, de preferência uma panela de ferro para melhor conservação do calor.

Como normalmente as panelas de ferro não são tão grandes, normalmente em torno de 5 a 7 litros, indico que se coloque a casca de arroz aos poucos, em porções não superiores a um litro, esperando o tempo suficiente para um bom aquecimento, após o que deve-se mexer o material com uma colher de pau para possibilitar a carbonização uniforme, caso contrário a
casaca de arroz se queimará.

Após a carbonização deve-se transferir o material para um outro recipiente, de preferência uma bacia metálica grande para o resfriamento. Normalmente a casca de arroz após carbonizada e trasnferida para o outro recipiente, continua o processo de carbonização. Para evitar que isto ocorra é necessário interrompê-lo através de pequenos borrifos de água, quantidade suficiente para a interrupação da queima e a manutenção do produto seco para armazenamento.

Entendo que a carbonização da forma como exposta é possível em casa e pelo próprio interessado, em virtude da pequena quantidade de que precisamos para elaborar o Bokashi.

Espero ter informado adequadamente.

Até o próximo post.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 19/05/2011 às 12:55
  2. 28/05/2011 às 17:09

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: